Biden quer criar parques eólicos ao longo de quase toda a costa dos EUA

O anúncio surge numa altura em que o governo norte-americano procura fortalecer a indústria eólica como parte de um plano para enfrentar as alterações climáticas através da descarbonização do sector da energia até 2035.

Foto
Parque eólico de Hornsea One, na costa de Yorkshire Orsted/EPA

A administração Biden anunciou, nesta quarta-feira, um plano para desenvolver grandes parques eólicos ao longo de quase toda a costa dos Estados Unidos, desde o Maine à Califórnia.

O governo planeia realizar até sete leilões de energia eólica marítima nos próximos quatro anos, tendo ambições de estender a produção de energia eólica a áreas que ainda não foram desenvolvidas, tais como a costa da Califórnia e o Golfo do México, revelou um membro da administração Biden.

O anúncio surge numa altura em que o governo norte-americano procura fortalecer a indústria eólica como parte de um plano para enfrentar as alterações climáticas através da descarbonização do sector da energia até 2035.

O Gabinete de Gestão da Energia Oceânica dos EUA (BOEM, na sigla em inglês), uma divisão do Departamento do Interior que supervisiona as licenças para a produção de energia eólica marítima, irá estabelecer até sete contratos de locação até 2025 no Golfo do Maine, Golfo do México e na costa da Califórnia, Carolina do Norte e do Sul e Oregon, revelou a secretária do Interior Deb Haaland.

“Anseio pelo nosso futuro juntos e para permitir tanto progresso que seremos imparáveis”, acrescentou Deb Haaland.

No início deste ano, o Presidente Joe Biden estabeleceu uma meta de implantar 30 gigawatts de energia eólica marítima — o suficiente para abastecer dez milhões de habitações — até 2030. O BOEM, por sua vez, pretende analisar pelo menos 16 planos de projectos eólicos até 2025.

Segundo a Reuters, a implementação destes projectos seria extremamente rápida para um país que só permitiu o seu primeiro parque eólico offshore a uma escala comercial este ano.

Deb Haaland disse ainda que a administração Biden irá tomar uma decisão nas próximas semanas sobre aquele que seria o segundo maior projecto do país, o parque eólico South Fork de Orsted, entre Rhode Island e Long Island.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários