O Folio está de regresso a Óbidos e é dedicado ao Outro

Esta quinta-feira começa mais uma edição do Festival Literário Internacional de Óbidos, a primeira depois de o evento ter sido cancelado no ano passado por causa da pandemia.

Foto
NFS - Nuno Ferreira Santos

Quando os curadores do Folio Autores, Ana Sousa Dias e Pedro Sousa, escolheram “o Outro” como tema para o Festival Literário Internacional de Óbidos 2020, estavam longe de imaginar que uma pandemia ia obrigar ao cancelamento do evento e que um ano depois o tema se mostraria ainda mais pertinente. “As questões dos refugiados, do racismo, das migrações, do género já apontavam para o tema do outro como um tópico essencial da sociedade actual”, lembra Ana Sousa Dias a propósito do festival que começa nesta quinta-feira e termina a 24 de Outubro. “Mas a pandemia veio ainda reforçar como mudou o modo de vermos o outro, a evidente necessidade que temos do outro e a interdependência que temos do outro.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar