Empresa de electricidade da Guarda “deixou de ter condições” para servir clientes

Os efeitos da crise provocada pela subida dos preços da electricidade já se sentem no mercado livre: os 3900 clientes da Hen, comercializadora da Guarda, vão ter de passar para o mercado regulado.

Foto
Os preços grossistas da electricidade estão em níveis historicamente elevados REUTERS/Aly Song

A Hen, empresa com sede na Guarda, é a primeira comercializadora a sucumbir à turbulência no sector energético que tem levado os preços grossistas da electricidade a baterem recorde atrás de recorde.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta segunda-feira que “o fornecimento de todos os clientes do comercializador Hen – Serviços Energéticos Lda passa a ser assegurado pelo Comercializador de Último Recurso (CUR)”, a SU Electricidade.

Segundo a ERSE, “esta decisão visa garantir a regularidade e continuidade do fornecimento aos clientes da Hen, a qual deixou de reunir condições para prosseguir a sua actividade”. A reguladora foi notificada pela empresa que esta “deixou de ter condições para assegurar o fornecimento aos seus clientes, por incumprimentos de obrigações decorrentes da sua actuação no mercado eléctrico”.

Assim, a ERSE determinou que o CUR passe a “assegurar o fornecimento regular dos cerca de 3900 cliente” da Hen sem que sintam “qualquer perturbação e sem necessidade de tomarem qualquer medida”.

Ainda assim, a entidade reguladora aconselha os consumidores em causa a comunicarem a leitura do consumo nos seus contadores através dos meios disponibilizados pelo operador da rede de distribuição (a E-Redes) para garantirem que a sua facturação “é ajustada e mais rigorosa”.

Em simultâneo, a reguladora recorda que estes consumidores têm a “possibilidade de escolherem, a todo o tempo, um outro comercializador em regime de mercado”.

A Hen é uma das empresas associadas da Acemel, associação que representa os comercializadores independentes e que tem vindo a alertar para as dificuldades sentidas por estas empresas num contexto em que os preços nos mercados grossistas estão em níveis históricos e em que a tarifa do mercado regulado é mais baixa e faz concorrência às dos operadores em mercado livre.

Além de comercializar energia eléctrica, a Hen também tem uma área de serviços energéticos, desenvolvendo sistemas de solar térmico, solar fotovoltaico e iluminação pública, entre outros.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários