Peritos ouvidos pela OMS consideram “aceitável” co-administração das vacinas da gripe e covid

DGS espera pela orientação da OMS para juntar a vacinação contra a gripe e a administração da terceira dose contra a covid-19.

Foto
Covid-19 provocou pelo menos 4.847.904 mortes em todo o mundo Ricardo Lopes

O grupo de peritos de aconselhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) considera “aceitável” a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a covid-19.

“Os dados limitados sobre a co-administração de vacinas inactivadas (produzidas com base em vírus inactivados) contra a gripe sazonal com a da covid-19 não mostraram um aumento de eventos adversos”, indicam as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em imunização da OMS divulgadas esta segunda-feira, que não constituem ainda uma orientação da OMS sobre a co-administração das vacinas.

Segundo o parecer do grupo de aconselhamento, tendo em conta que a faixa etária prioritária para receber a vacina sazonal contra a gripe também é considerada de risco para situações de covid-19 mais graves, a co-administração das duas vacinas “é aceitável” e permitirá imunizar um maior número de pessoas contra as duas doenças.

Na sexta-feira, a directora-geral da Saúde de Portugal anunciou que planeia juntar a vacinação contra a gripe e a administração da terceira dose contra a covid-19, para simplificar os dois processos, uma possibilidade que estava a aguardar a orientação da OMS.

“Seria óptimo para as pessoas, porque é muito mais confortável irem uma vez vacinar-se com duas inoculações e também é muito mais fácil para os nossos enfermeiros, para a nossa logística e para os nossos serviços”, explicou Graça Freitas, em conferência de imprensa.

O objectivo é que as pessoas que forem chamadas para o reforço da vacinação contra a covid-19, e que sejam também elegíveis para receber a vacina contra a gripe, possam ser inoculadas com ambas na mesma altura.

Os idosos com mais de 80 anos e os utentes de lares e de unidades de cuidados continuados que tomaram a vacina da gripe há mais de 14 dias começaram a receber esta segunda-feira a terceira dose da vacina contra a covid-19.

Esta doença provocou pelo menos 4.847.904 mortes em todo o mundo, entre mais de 237,74 milhões de infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde Março de 2020, morreram 18.048 pessoas e foram contabilizados 1.075.639 casos de infecção, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários