O homem Porto chegou aos 90. E tem mais umas histórias para contar

Em dia de aniversário redondo, Germano Silva apresenta o seu novo livro Porto – as histórias que faltavam. No fim do mês, o Arquivo Municipal estreia uma exposição com parte dos documentos doados à cidade pelo jornalista e historiador. Um passeio pelo Porto a desfiar memórias

Foto

A velhice é estação sem paragem, mesmo se o calendário atesta a chegada aos 90 e o pretérito se faz maior do que os dias por vir. A garantia é de Germano Silva, nascido a 13 de Outubro de 1931 no lugar de Leirós, Penafiel, numa casa de pedra onde os quartos ficavam por cima das cortes das vacas mugidas de madrugada. “Não sinto o peso da idade, nem penso nisso”, afirma o homem de cabelo branco, rugas ténues, sorriso fácil, jurando não ter elixir de eterna juventude escondido. “Há dias duas senhoras perguntavam-me, espantadas, se ia mesmo fazer 90 anos. Avisei-as que era proibido atirar amendoins ao macaco”, brinca.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários