FORMAÇÃO

MILCitizen – Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital. Última chamada

Até dia 15 de outubro ainda se pode candidatar ao Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital da Universidade Lusófona do Porto. O início das atividades está previsto para o dia 2 de novembro.

educacao-media,publico-escola,
Foto

O Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital da Universidade Lusófona do Porto mereceu o reconhecimento pelo CCPFC, tendo sido acreditado com a especialização em Comunicação Educacional que o enquadra no âmbito do Regime Jurídico da Formação contínua de Professores, para Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial, com um total de 300 horas acreditadas para progressão em carreira.

O MILCitizen, “centra-se nas questões prementes da sociedade mediatizada sobre as literacias digitais, críticas, transversais, sob o ponto de vista mediático, mas também cívico, tanto mais que atualmente as questões da cidadania estão inegavelmente ligadas à educação para os media”. A direção é de Maria José Brites, a sub-direção de Elisabete Pinto da Costa.

Assume-se com o objetivo de “formar profissionais competentes na área da educação para os media, cruzando a área das Ciências da Comunicação com a Educação, sempre em articulação com o exercício da cidadania digital, com ligação aos processos críticos, à cidadania e à criatividade, em áreas de intervenção fundamentais na Europa e da sociedade global atuais”, como se pode ler no site da instituição.

Horários adequados a trabalhadores estudantes, a possibilidade do desenvolvimento da dissertação no âmbito dos programas de investigação dos centros de investigação, acreditados pela FCT e que garantem o acesso a uma rede nacional e internacional de instituições de referência no âmbito da investigação e a existência de protocolos com diversas entidades para estágios na área são algumas das razões mencionadas para reforçar o interesse neste ciclo de estudos.

O mestrado tem a duração de quatro semestres, em regime diurno/pós-laboral, permitindo que, no último, os estudantes optem entre as modalidades de projeto, estágio ou dissertação. Conta com protocolos com o Alto Comissariado para as Migrações, European Literacy Network, LUSA, Plano Nacional de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Agrupamento de Escola Alexandre Herculano (Porto), Agrupamento de Escolas Abel Salazar (Matosinhos) e PÚBLICO na Escola.

Para além de licenciados em Ciências da Comunicação e Ciências da Educação, também jornalistas, professores ou, por exemplo, profissionais da área do marketing integram o grupo de potenciais destinatários. Mais Informações e candidaturas aqui.