Tomás Melo Gouveia no Challenge Tour em 2022

Promoção alcançada ao terminar a temporada do Pro Golf Tour no top-5 do respectivo ranking

Foto

Quatro anos depois de Pedro Figueiredo, Tomás Melo Gouveia tornou-se esta semana o segundo português a ser promovido ao Challenge Tour (segunda divisão do golfe profissional europeu, só abaixo do European Tour) através do top-5 final no ranking do Pro Golf Tour. 

Em 2017, “Figgy” tinha sido quarto classificado nesta última tabela, com 21 torneios disputados e 13 classificações entre os 10 primeiros, sendo três vezes segundo classificado e duas vezes terceiro. 

Numa época mais curta ainda por efeitos da covid-19, Tomás concluiu 2021 em idêntica posição, com 12 torneios jogados e uma vitória, um segundo lugar, um terceiro e seis top-10 no conjunto. 

“Estou muito contente, trabalhei muito para este objectivo e finalmente concretizei-o. Também acho que é bom para os outros profissionais portugueses que estão na mesma luta. Quer dizer que é possível – se eu consegui, eles, com trabalho, também vão conseguir”, disse ao GolfTattoo. 

O último torneio da temporada foi o Castanea Resort Championship, em Adendorf (município da Alemanha localizado no distrito de Lüneburg, estado de Baixa Saxônia), dotado com 50 mil euros de prize-money

Um torneio que o português de 26 anos abordou sem pressão de maior, uma vez que já havia praticamente garantido o top-5 final no ranking do circuito graças ao segundo lugar isolado no evento prévio, o FaberExposize Gelpenberg Open, na Holanda, ganho pelo alemão Frederik Schott.

“Pena o último buraco, pois ia empatado na liderança e fiz bogey para acabar em segundo. Mas foi um grande passo para a minha passagem para o Challenge Tour. Depois disso, não era a 100 por cento, mas era muito difícil ficar fora do top-5”, contou ao GolfTattoo. 

Melo Gouveia terminou o Castanea Resort Championship no trio dos décimos classificados, com isso descendo de terceiro para quarto no ranking final. Os outros quatro jogadores promovidos ao Challenge Tour na categoria 13b foram o francês Mathieu Decottignies Lafon (1.º), o suíço Robert Foley (2.º) e os alemães Nick Bachem (3.º) e Timo Vahlenkamp (5.º), este o vencedor do Castanea Resort. 

Um ano bem sucedido para o irmão mais novo de Ricardo Melo Gouveia, que, por sua vez, tem já garantido o regresso ao European Tour para 2022, estando inclusivamente na luta para se tornar o primeiro jogador a ser duas vezes o número 1 no Challenge Tour (foi-o primeiramente em 2015). 

“Agora vou tirar pelo menos uma semana de férias, afastar-me um bocadinho do golfe e depois espero receber um convite para o Portugal Masters – esse é o próximo grande torneio que tenho, em Novembro. No resto do ano, hei-de ter alguns torneios da FPG, talvez outro da PGA de Portugal e depois outros do Portugal Pro Golf Tour”, esclareceu Tomás.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Ler 1 comentários