Fim-de-semana traz temperaturas de Verão (e vão ficar mais uns dias)

IPMA prevê temperaturas na casa dos 30 graus.

Foto
Praia de Nossa Senhora da Rocha, Lagoa Nuno Ferreira Santos

Já estamos no Outono, mas as temperaturas deste fim-de-semana são de Verão: os termómetros vão chegar aos 30 graus, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

A meteorologista Paula Leitão explica que o fenómeno é normal e verifica-se já esta quinta-feira. “A temperatura hoje pode atingir os 33 graus, na região de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e do Algarve. Apesar de amanhã [sexta-feira] e depois de amanhã [sábado] haver uma descida gradual [das temperaturas], no domingo estas voltam a subir no litoral oeste, com a temperatura a chegar aos 30 graus”, algo que se prolonga até ao dia 15, explica a especialista.

Durante o fim-de-semana, o céu vai estar pouco nublado ou limpo, com o vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste durante a tarde e moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

O IPMA prevê que Lisboa e Vale do Tejo,​ durante a próxima semana, atinja os 30 graus. Já a região Norte ficar-se-á, no máximo, pelos 25 graus. No Centro, apesar de ter temperaturas altas este fim-de-semana (28 graus), a tendência é de descida, como acontece no Algarve e no Alentejo.

“Estamos no fim do Verão: a massa de ar é quente, os dias são mais curtos mas relativamente longos, e o vento fraco. [Estes ingredientes] fazem com que a temperatura suba um pouco mais”, explica Paula Leitão. “O mês de Outubro, apesar de ser um mês de Outono, é um mês de Verão e de grande variação”, o que significa que a temperatura não é constante, podendo descer e aumentar de forma imprevisível.

A humidade é outro factor importante: “Quando o ar está mais húmido, a sensação de calor pode ser mais intensa, apesar de a temperatura não estar tão alta como no Verão”.

Sugerir correcção
Comentar