Queima das Fitas de Coimbra tem parecer positivo da DGS

Após dois anos sem Queima das Fitas em Coimbra, a Direcção-Geral da Saúde emitiu um parecer positivo à realização do evento. A lotação máxima ainda não está definida, mas o expectável é que seja de 20 mil pessoas. De 22 a 29 de Outubro.

Foto
Paulo Pimenta

A Queima das Fitas de Coimbra, que se vai realizar de 22 a 29 de Outubro, teve parecer positivo por parte da Direcção-Geral da Saúde (DGS), afirmou esta quinta-feira, 7 de Outubro, a organização. O parecer positivo por parte da DGS foi comunicado na quarta-feira à Comissão Organizadora, sendo exigida a apresentação de um certificado de vacinação ou teste negativo na entrada do recinto, disse à agência Lusa o coordenador-geral do evento, Carlos Missel.

Segundo Carlos Missel, a DGS exigiu ainda a recolha dos dados das pessoas que entrem no recinto, para o caso de haver algum surto. Com a aplicação de um sistema de pulseiras no recinto, o responsável acredita que será mais fácil garantir a “monitorização das pessoas que entraram no recinto num determinado dia”.

Em relação à lotação máxima para cada dia da festa dos estudantes, a Comissão Organizadora está agora à espera que esse número seja definido pela Protecção Civil, sendo que a expectativa é de ter uma lotação para 20 mil pessoas, face a uma área total bruta de 26 mil metros quadrados no recinto, explicou o coordenador-geral da Queima das Fitas de Coimbra.

Face a todas as medidas de prevenção à entrada do recinto, a organização vai reforçar o pessoal que controla as entradas e saídas da Praça da Canção, criando também uma segunda entrada para minimizar o risco de “aglomerações fora do recinto”. Carlos Missel adianta ainda que todas as pessoas que estejam a trabalhar dentro do recinto têm “que usar máscaras e luvas e higienizar o espaço frequentemente”.

O responsável realçou que os mil bilhetes gerais disponibilizados para a Queima das Fitas, que não se realiza há quase dois anos, esgotaram. “As pessoas claramente querem que haja Queima e querem participar”, notou, considerando que a expectativa é de uma elevada adesão por parte dos estudantes, face ao longo interregno provocado pela pandemia.

Sugerir correcção
Comentar