Burqas, armas e medo: o novo velho regime taliban em imagens

O que mudou nas ruas de Cabul menos de dois meses após a tomada do poder pelos taliban? Uma viagem pela capital do Afeganistão, em imagens. 

Uma mulher de burqa entra num salão de beleza. Os rostos de mulheres nas paredes do salão foram pintados Reuters/JORGE SILVA
Fotogaleria
Uma mulher de burqa entra num salão de beleza. Os rostos de mulheres nas paredes do salão foram pintados Reuters/JORGE SILVA

Foi há apenas algumas semanas que os taliban chegaram a Cabul, capital do Afeganistão, e tomaram o poder. As imagens dos dias que se seguiram correram o mundo: os taliban no palácio presidencial, o caos no aeroporto, o desespero de quem tentava fugir de um novo velho regime.

Menos de dois meses depois, o fotógrafo da Reuters Jorge Silva, vencedor de um Pulitzer, percorreu as ruas da capital e fotografou o quotidiano marcado por taliban de armas em punho a patrulhar a cidade. Mas fotografou também quem ainda tenta conseguir um passaporte na esperança de partir — os taliban anunciaram esta terça-feira que vão começar a emitir novamente passaportes –, os refugiados que fugiram da violência que reinava nas suas províncias e as mulheres, sempre em situação precária, apagadas.

Mulheres com burqas em frente a uma padaria
Mulheres com burqas em frente a uma padaria Reuters/JORGE SILVA
Uma menina acompanhada por mulheres vestidas com burqas no exterior de um hospital
Uma menina acompanhada por mulheres vestidas com burqas no exterior de um hospital Reuters/JORGE SILVA
Os taliban patrulham as ruas em Cabul
Os taliban patrulham as ruas em Cabul Reuters/JORGE SILVA
Dois soldados das forças taliban rezam numa mesquita
Dois soldados das forças taliban rezam numa mesquita Reuters/JORGE SILVA
Uma menina vende canetas à beira da estrada em Cabul
Uma menina vende canetas à beira da estrada em Cabul Reuters/JORGE SILVA
Reuters/JORGE SILVA