Rui Oliveira é campeão europeu de scratch

Ciclista português entrou nas últimas 15 voltas com uma de avanço e manteve vantagem até final.

Foto
Portugal já conquistou três medalhas nos Europeus de ciclismo de pista EPA/PETER KLAUNZER

O português Rui Oliveira, de 25 anos, sagrou-se esta quinta-feira campeão da Europa de scratch ao impor-se de forma cabal a todos os concorrentes no Europeu de elite de pista que decorre em Grenchen, Suíça.

Oliveira sucede a Iúri Leitão, campeão em 2020, somando a quarta medalha em Europeus de elite, que junta a duas de prata e a uma de bronze.

O neerlandês Vincent Hoppezak, que também deu uma volta de avanço ao “pelotão”, conquistou a medalha de prata. O irlandês Jb Murphy foi terceiro, a uma volta de distância dos dois primeiros.

Rui Oliveira conquistou o ouro que começou a desenhar-se quando ganhou uma volta de avanço aos rivais quando faltavam 15 para o final, cinco antes de Hoppezak ter tentado discutir o ouro com o português.

A prova de scratch consiste em realizar várias voltas à pista, numa distância superior a 15km no caso dos homens, sendo o vencedor o corredor que primeiro cortar a linha de meta.

Esta é a terceira medalha ganha por Portugal na competição, depois da prata obtida por Iúri Leitão, na quarta-feira, na corrida por pontos, e da prata de João Matias, na terça-feira, na prova de eliminação.

Sugerir correcção
Comentar