Suécia e Dinamarca suspendem vacina da Moderna para faixas etárias mais jovens

A Suécia vai deixar de administrar a vacina aos menores de 30 anos, e a Dinamarca aos menores de 18. Medida foi tomada “por precaução” devido ao risco de inflamação do coração, que é “mínimo”.

Foto
Reuters/David Himbert

A Suécia e a Dinamarca anunciaram esta quarta-feira a suspensão da vacina contra a covid-19 da Moderna para faixas etárias mais jovens, “por precaução”, devido ao risco “mínimo” de inflamação do coração. Na Suécia, a vacina já não será administrada a menores de 30 anos e na Dinamarca, que recorre principalmente à Pfizer/BioNTech para pessoas entre os 12 e 17 anos, a menores de 18 anos.

A autoridade de saúde pública sueca (Folkhälsomyndigheten), responsável pela campanha de vacinação, “decidiu suspender o uso da vacina Spikevax da Moderna para todos os nascidos a partir de 1991, por princípio de precaução”, indicou um comunicado enviado à imprensa.

Esta decisão foi tomada “após sinais de maior risco de efeitos secundários, como inflamação do miocárdio e pericárdio”, segundo a nota.

Segundo o mesmo órgão de saúde, o risco é maior após a segunda dose e no sexo masculino. “Mas o risco de ocorrer é mínimo, sendo um efeito colateral muito raro”, enfatizou a autoridade de saúde pública sueca.

“A miocardite e a pericardite costumam passar por conta própria, sem causar problemas duradouros, mas os sintomas devem ser avaliados por um médico”, explicou o comunicado.

Cerca de 81.000 pessoas com menos de 30 anos receberam a primeira dose da vacina da Moderna na Suécia, mas não a segunda.

Por sua vez, a autoridade de saúde dinamarquesa justificou a decisão, em comunicado, com uma “suspeita de risco aumentado de inflamação do coração com a toma da vacina da Moderna”, baseada em dados preliminares de um estudo nórdico ainda não publicado.

No entanto, sublinhou que "a inflamação do coração é um efeito secundário extremamente raro que geralmente tem um curso leve e desaparece por conta própria”.

O estudo em questão será agora enviado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) para avaliação posterior. Os dados finais são esperados dentro de um mês, acrescentou a autoridade de saúde.

Tanto a Suécia como a Dinamarca passam agora a recomendar a vacina Comirnaty, da Pfizer/BioNTech para estas faixas etárias. A Noruega já o fazia, e reiterou essa posição esta quarta-feira.

“Homens com menos de 30 anos também devem considerar a escolha da Cominarty quando forem vacinados”, disse Geir Bukholm, chefe de controlo de infecções do Instituto Norueguês de Saúde Publica, em comunicado.

Espera-se que a Finlândia também anuncie uma decisão na quinta-feira.

Em Julho, a EMA estendeu a sua autorização da vacina Moderna para crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários