Sobre o que fala Marcelo no 5 de Outubro? Justiça, Europa, oposição e perigos anti-sistema

Nos últimos seis anos, Marcelo Rebelo de Sousa discursou cinco vezes. Em todas as mensagens, o Presidente da República apontou caminho aos partidos e alertou para os perigos a que a democracia estava exposta.

Foto
A Justiça e a corrupção são temas centrais, mas este ano o Presidente quis falar da "oportunidade" para dar o salto Nuno Ferreira Santos

Os discursos do Presidente da República são regra geral momentos de reflexão sobre o estado da Nação, muitas vezes usados para fazer avisos e traçar aquelas que devem ser as prioridades do país ― de uma forma mais ampla do que as suas intervenções do dia-a-dia. Desde que chegou a Belém, Marcelo Rebelo de Sousa já viveu seis comemorações da Implantação da República enquanto Chefe de Estado. Numa deles, em 2019, por coincidir com o dia de reflexão das eleições legislativas, Marcelo não discursou. Nos restantes anos, o que disse o Presidente da República?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar