Cartoonista sueco que caricaturou Maomé morre em acidente de viação

Lars Vilks vivia com protecção policial desde 2007 por causa das ameaças de morte recebidas devido aos seus desenhos.

Foto
Lars Vilks tinha 75 anos DAVID LETH WILLIAMS/EPA

O artista sueco Lars Vilks, autor de uma polémica série de cartoons, publicada em 2007, em que o profeta Maomé surgia como um cão, morreu no domingo, após um acidente de viação em Markaryd, no Sul da Suécia. 

Vilks, de 75 anos, vivia sob protecção policial desde a publicação dos desenhos. Os dois agentes responsáveis pela sua segurança também morreram, depois de o carro em que seguiam ter chocado com um camião. 

“Foi um acidente muito trágico. Agora é importante que façamos tudo o que pudermos para investigar o que aconteceu e o que causou a colisão”, informou a polícia sueca nesta segunda-feira.

A publicação dos cartoons de Vilks causou enorme controvérsia. Muitos muçulmanos consideraram que a caricatura de Maomé era ofensiva e “blasfema”, apesar de o cartoonista ter garantido que não pretendia provocar a comunidade islâmica. O artista recebeu, ainda assim, inúmeras ameaças de morte e foi definido como alvo por diversos movimentos fundamentalistas islâmicos, como a Al-Qaeda.

A polícia sueca diz, no entanto, que, até ao momento, “nada aponta para o envolvimento de outras pessoas” no acidente, para além dos condutores e passageiros dos dois veículos que chocaram.

Foto
Acidente ocorreu em Markaryd, no Sul da Suécia REUTERS/TT NEWS AGENCY

Os cartoons de Vilks vieram acicatar uma polémica, já em curso, sobre as caricaturas de Maomé publicadas, em 2005, pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten. O artista era muitas vezes orador em eventos e conferências dedicadas ao debate sobre a liberdade de expressão.

Em Fevereiro de 2015, um mês depois de 12 pessoas terem sido mortas na redacção do Charlie Hebdo, por causa das publicações do semanário satírico envolvendo o islão e o profeta, uma pessoa foi morta em Copenhaga, na Dinamarca, num tiroteio junto de um centro cultural que organizava um debate que contava com a participação de Vilks.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários