Lobo Xavier está preocupado com situação do CDS, mas não culpa ninguém

Centrista disse que não está satisfeito. “Não acho que se tenham interrompido suficientemente ciclos de fragilidade”.

Foto
António Lobo Xavier (CDS) Nuno Ferreira Santos

O antigo líder parlamentar do CDS-PP António Lobo Xavier disse neste domingo estar “preocupado e nada descansado” com a situação do partido, mas não atribuiu responsabilidades inteiramente à actual direção, apesar de compreender quem acha que conseguiria fazer melhor.

António Lobo Xavier esteve hoje na homenagem ao histórico centrista Narana Coissoró, que completou 90 anos, e foi questionado pela agência Lusa sobre a actual situação do CDS-PP, começando por ressalvar que este almoço nada tinha a ver com vida do partido, apenas com a sua história.

Sobre se está preocupado com o partido liderado por Francisco Rodrigues dos Santos, o centrista foi perentório: “Sim, estou. Não imputo é a saúde do partido inteiramente à direcção atual do partido porque nós vivemos um tempo de blocos, as diferenças entre as pessoas e as instituições são reduzidas, o que interessa é saber se estão deste lado ou daquele lado. Para um partido com características de charneira como foi sempre o CDS, um partido de quadros, este mundo é mais difícil. Eu estou preocupado, não estou nada descansado”, explicou.

Por isso, Lobo Xavier disse compreender “bem as pessoas que acham que conseguiriam fazer melhor” do que a actual liderança do partido.

“Eu não imputo as culpas a ninguém nem atribuo responsabilidades a ninguém, acho que muitas delas são do tempo político internacional, da pandemia, mas acho saudável que haja quem pense que faz melhor”, afirmou.

Questionado sobre a sua posição nesta disputa interna, o antigo líder parlamentar do CDS-PP garantiu apenas que irá ao congresso e, até pensando naquele que será o seu fim de vida, confidenciou que será “com uma bandeira do CDS-PP”.

“Estarei presente. Não me apetece estar já enfileirado numa das trincheiras, mas estou a olhar com a atenção e vou dizer o que penso na altura própria”, remeteu.

Questionado sobre as eleições autárquicas, Lobo Xavier disse ficar satisfeito com o facto de o CDS “continuar a ter seis presidentes de câmara”, o que apelidou de “um feito fabuloso que o distingue do Bloco e do Chega e de várias outras coisas que aí andam”.

“Percebo que os líderes tenham que ter um estilo comunicacional optimista e esperançoso, mas não é esse o meu estado de espírito. Não estou satisfeito, não acho que se tenham interrompido suficientemente ciclos de fragilidade”, afirmou.

No entanto, o centrista lembrou que Francisco Rodrigues dos Santos “teve quase dois anos de pandemia” e que “as lideranças, sobretudo de pessoas novas, de figuras novas da política, precisam de contacto e de visibilidade” e isso o presidente do CDS-PP não teve.

“Portanto, eu não estou disponível para o condenar, mas não posso também dizer-me como militante com 48 anos que estou super contente e tranquilo. Isso não estou”, admitiu.

Sobre o congresso — que terá o seu calendário antecipado o antigo deputado do CDS-PP afirmou que o debate interno é “sempre útil e proveitoso”, mostrando-se “contra a ideia ortodoxa de que toda a gente deve estar ordeiramente a acatar as ordens”.

“Os partidos precisam de debate, de discussão, de insatisfação. No fundo, verdadeiramente este desafio é um desafio de insatisfação. Isto faz bem à vida política, democrática e, portanto, não vejo nada de forma negativa a ideia de um líder de um partido ser desafiado por outros que acham que fazem melhor”, sublinhou.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários