Explosão junto a mesquita de Cabul causa pelo menos cinco mortos

Até agora ainda não foi reivindicada a autoria do ataque, que ocorreu no exterior da mesquita Id Gah, na capital afegã, onde se fazia uma oração em memória da mãe de um alto funcionário taliban.

Foto
Um soldado taliban guarda a entrada de um hospital em Cabul para onde foram conduzidos os feridos JORGE SILVA/Reuters

Pelo menos cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas numa explosão ocorrida este domingo junto da mesquita Id Gah, em Cabul, onde se fazia uma oração em memória da mãe de um alto funcionário taliban, disse um porta-voz do Governo. 

Até ao momento ainda não foi reivindicada a autoria do ataque.

"Segundo as nossas informações, cinco civis foram mortos e quatro ficaram feridos na explosão”, disse à AFP o porta-voz do Ministério do Interior, Qari Sayed Khosti, embora outro funcionário taliban, que falou à Reuters sob condição de anonimato, tivesse admitido que o número de vítimas mortais e de feridos poderá ser muito maior.

Nenhum combatente taliban ficou ferido na explosão, disse outro porta-voz do movimento, Bilal Karimi, à agência Associated Press, acrescentando que foram detidos três suspeitos pelo atentado.

Ahmadullah, um comerciante cuja loja está perto da mesquita, disse à AFP que “ouviu o som de uma explosão seguida de tiros”.

"Mesmo antes da explosão, os taliban tinham bloqueado a rua, em preparação para uma oração pela mãe de Zabihullah Mujahid na mesquita”, acrescentou a testemunha.

Zabihullah Mujahid, porta-voz do Governo taliban e figura importante do movimento, tinha no sábado divulgado amplamente nas redes sociais o local e a hora da cerimónia em memória da sua mãe.

O porta-voz do Governo divulgou este domingo na rede social Twitter que uma explosão junto da segunda maior mesquita da cidade tinha provocado a morte de várias pessoas.

O último ataque mortal em Cabul tinha sido em 26 de Agosto, quando 72 pessoas morreram e mais 150 ficaram feridas num atentado no aeroporto de Cabul, reivindicado pelo grupo Daesh-Khorasan, um ramo do autoproclamado Estado Islâmico.

Desde que os taliban conquistaram o poder no Afeganistão, em meados de Agosto, têm aumentado os ataques do grupo terrorista Daesh, que mantém forte presença na província oriental de Nangarhar e considera os actuais governantes do país como inimigos.

Na manhã deste domingo, os taliban fizeram o seu primeiro grande comício de vitória na capital, num campo dos subúrbios de Cabul, com a presença de cerca de 1.500 apoiantes do movimento.

Sugerir correcção
Comentar