Empresas regressam ao normal com regras do teletrabalho de 2003

Com o fim das regras especiais do teletrabalho criadas para enfrentar a pandemia, empresas e trabalhadores têm agora de tomar decisões com base numa lei cuja modernização ainda está a ser trabalhada no Parlamento, um ano e meio depois do primeiro confinamento geral.

Foto
Empresas têm optado por modelos híbridos de trabalho Rui Gaudêncio

Com a entrada em vigor da terceira fase do processo de desconfinamento, muitas empresas preparam o regresso à normalidade, adoptando modelos flexíveis que conjugam trabalho presencial com teletrabalho. Em alguns casos, este modelo veio para ficar; noutros, as empresas estão expectantes com os desenvolvimentos da pandemia e do próprio enquadramento legal. Mas ao contrário do que seria de esperar, e até que o Parlamento aprove nova legislação, este regresso à vida normal faz-se com base em regras criadas em 2003 — quando o teletrabalho tinha uma expressão reduzida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários