O maior problema que a Educação enfrenta

Menos de 10% consideram que a sua profissão é valorizada pela sociedade. Junte-se a imagem crónica de uma profissão instável, em que dificilmente se chega ao topo, a ausência de apoios para fixar docentes onde eles são mais escassos e percebe-se como ser professor se foi tornando menos apelativo.

O maior problema que a Educação terá de enfrentar nos próximos anos é a falta de professores qualificados. O debate não é novo em vários países e em Portugal tem vindo a instalar-se à medida que o envelhecimento da classe se foi tornando mais evidente. Sem professores qualificados não há educação de qualidade, por muitas mudanças que se façam nos currículos ou por muito que se invista em equipamentos. Os números que hoje apresentamos são mais um sério alerta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários