Afeganistão

Jogadoras afegãs em Portugal: "Quando jogo futebol, sinto-me livre"

i-video

Há quase duas semanas, um grupo de 80 pessoas, incluindo 26 raparigas entre os 14 e os 16 anos que jogavam nas selecções de futebol do Afeganistão, receberam notícia de que estava tudo a postos para as retirar de Cabul. Não sabiam que o destino era Lisboa, onde começam agora a reconstruir as suas vidas. "Todas as vezes que tentámos escapar de Cabul é uma história, uma jornada", contou ao PÚBLICO Sadaf Sharifzada, uma jovem jogadora de 16 anos.

Esta quinta-feira, Sadaf e o restante grupo reencontrou-se junto à Torre de Belém com Farkhunda Muhtaj, a capitã da selecção afegã de futebol feminino que acompanhou à distância toda a operação de resgate levada a cabo pela ONG DeliverFund. Uma surpresa para as jovens e as suas famílias. 

As raparigas e as suas famílias estavam a tentar sair do Afeganistão desde que os EUA retiraram o seu contingente militar do território, por receio do que lhes podia acontecer num regime que proíbe as mulheres de praticarem desporto. "Quando jogo futebol, sinto-me livre", diz Sadaf. 

Depois de muitos contratempos, incluindo tentativas falhadas de resgate e um atentado no aeroporto de Cabul, e semanas em que tiveram de mudar várias vezes de casa por razões de segurança, estas famílias conseguiram chegar em segurança a Portugal.