PSD acredita que Lisboa será “governável” com entendimentos

David Justino considera que Moedas conseguirá firmar acordos pontuais com o PS

Foto
David Justino está optimista sobre entendimentos entre o PSD e o PS em Lisboa Nuno Ferreira Santos

O vice-presidente do PSD, David Justino, acredita que é “possível” assegurar a governação da câmara de Lisboa através da construção de entendimentos sobre orçamentos e outras deliberações essenciais.

Carlos Moedas conquistou a câmara ao PS, mas não obteve maioria absoluta. O candidato da coligação PSD/CDS elegeu sete vereadores, o mesmo número do que o PS, a CDU dois e o BE um.

Apesar de a esquerda ter uma maioria (10 vereadores contra sete), a direcção do PSD acredita que será possível firmar acordos com o PS caso a caso que permitam governar o município.

“Não vai ser fácil, é necessário construir uma plataforma de entendimento minimamente estável”, disse à TSF David Justino, descartando uma coligação formal entre PSD e PS. “Aquilo que se apresenta como coligação não será fácil mas entendimentos sobre orçamentos e aquilo que são grandes deliberações, aí julgo que será possível e desejável”.

A mesma posição foi assumida pelo secretário-geral do PSD, José Silvano. “Não tenho nenhuma dúvida de que vai ser governável”, declarou à TSF, considerando que, perante a votação que indiciou “mudança”, os “lisboetas vão pressionar” nesse sentido. José Silvano destacou a “coragem” de Carlos Moedas, que “deixou tudo” para liderar a candidatura do PSD/CDS a Lisboa. 

Nos municípios, segundo determina a lei eleitoral, o partido ou coligação que conquista mais votos ganha a presidência da câmara, ao contrário do que acontece em legislativas, como se provou em 2015 quando a coligação PSD/CDS obteve mais votos mas o PS é que conseguiu formar Governo com uma maioria parlamentar.

No discurso de vitória desta madrugada, Carlos Moedas comprometeu-se a ser o presidente de todos, com a missão de “unir” e “mudar Lisboa”.

“Comprometo-me, lisboetas, não vamos falhar. Comprometo-me com todos os lisboetas, é isso que vamos fazer, vamos mudar Lisboa, acreditem”, salientou o social-democrata. O socialista Fernando Medina, na intervenção em que assumiu a derrota, referiu que apesar de haver “maioria à esquerda no futuro executivo”, a “lei eleitoral é clara” e ganhou o Carlos Moedas ao obter mais votos. O presidente da câmara agora derrotado assumiu que estará empenhado em fazer a transição das pastas para Carlos Moedas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários