Televisões juntam sondagens para legislativas à noite de autárquicas

Canais só podem divulgar sondagens às 21h. RTP e CMTV terão sobre Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Amadora e Figueira da Foz. Estudos sobre legislativas na TVI e na CMTV. - esta última divulga ainda as preferências sobre os futuros líderes do PSD e PS.

Foto
Daniel Rocha

Vai ser uma noite eleitoral diferente do habitual: com o adiamento do fecho das urnas para as 20h, as televisões só podem lançar as habituais previsões de resultados às 21h continentais por causa do fuso horário dos Açores, e vão ter que dividir o acompanhamento dos resultados das autárquicas nacionais com o das legislativas na Alemanha, que elege neste domingo o sucessor de Angela Merkel. Os canais de TV tentaram que a ERC permitisse a divulgação de projecções às 20h porque em tempos o regulador considerou que em autárquicas a revelação de sondagens sobre o continente não teria influência na votação dos Açores, mas a ERC remeteu a questão para a CNE, que não autorizou alegando que se trata de legislação eleitoral.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar