Fadiga de decisão: porque é que as escolhas são tão difíceis? E como podemos torná-las mais leves?

Todos os dias enfrentamos uma avalanche de escolhas. Mesmo que nunca tenhas ouvido falar sobre fadiga de decisão, provavelmente já o sentiste. Pode não ser possível contornar totalmente este fenómeno, mas há dicas a ter em conta para o atenuar ou controlar, tanto durante a pandemia como depois.

Foto
Aarón Blanco Tejedor/Unsplash

A partir do momento em que abrimos os olhos de manhã somos confrontados com uma avalanche de escolhas. Muitas são menores (que caminho seguir para o trabalho?), outras são maiores (aceitar ou não um novo emprego?) e todas se somam. Quando há demasiadas opções tendemos a sentirmo-nos sobrecarregados, ansiosos, stressados. Isto é fadiga de decisão, um estado de sobrecarga psicológica que pode dificultar a nossa capacidade de tomar mais decisões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar