EUA atropelam Europa no arranque da 43.ª Ryder Cup

Lideram por 6-2 após as primeiras oito partidas de pares em Whistling Straits

Foto
Os norte-americano Dustin Johnson e Collin Morikawa com razões para sorrir © PGA Tour

A equipa dos EUA foi claramente superior à Europa, sexta-feita, no primeiro dia da 43.ª Ryder Cup, que decorre no Whistling Straits Golf Club, em Sheboygan, Wisconsin (EUA). No cômputo dos primeiros oito encontros de pares disputados, venceu cinco, empatou dois e perdeu apenas um, o que lhe deu uma vantagem de 6-2 para este sábado. 

“Foi um ótimo começo, estamos muito felizes”, disse o capitão dos Estados Unidos, Steve Stricker. “Mas minha mensagem para os jogadores é que amanhã [hoje] é um novo dia. Vamos tentar ganhar aquela primeira sessão novamente pela manhã e fingir que nada aconteceu, vamos manter o pés assentes na terra e continuar a jogar o golfe que sabemos que podemos jogar.”

De manhã jogaram-se quatro partidas em foursomes, com os pares de cada selecção a jogarem com uma só bola em pancadas alternadas. Os espanhóis Jon Rahm e Sergio Garcia venceram o primeiro encontro batendo Justin Thomas/Jordan Spieth por 3/1, mas este seria o único triunfo do dia para o Velho Continente, que perdeu os restantes três. Ficou 3-1 para os EUA. 

Apesar do sucesso matinal, da parte da tarde, em fourball (cada jogador joga a sua bola, à melhor bola), os EUA não repetiram nenhuma parelha, o que não os impediu de repetir o 3-1, desta vez com duas vitórias e dois empate (que vale 0,5 pontos). O n.º 1 mundial Jon Rahm, desta vez ao lado do inglês Tyrrel Hatton, voltou a não perder, empatando o match diante de Bryson DeChambeau e Scottie Scheffler. 

O outro ponto repartido foi no quarto encontro da tarde, que opôs os americanos Justin Thomas/Patrick Cantlay a Tommy Fleetwood/Viktor Hovland. Um empate com sabor a vitória para os EUA, que estiveram em desvantagem num total de 12 buracos e chegaram a estar a perder por três buracos. 

Dustin Johnson e Xander Schauffele uniram forças nos fourball para repetirem os seus triunfos em foursomes, então com Collin Morikawa e Patrick Cantlay, respectivamente. Cantlay, recém-sagrado campeão da FedEx Cup, teve uma excelente estreia na Ryder Cup, com uma vitória e um empate. 

Este sábado repetem-se as oito partidas de pares de sexta-feira, antes dos 12 singulares de domingo. 

Os encontros da parte da manhã em foursomes são os seguintes: 

Brooks Koepka/Daniel Berger (EUA) vs. Jon Rahm/Sergio Garcia (Europa)

Dustin Johnson/Collin Morikawa (EUA) vs. Paul Casey/Tyrrell Hatton (Europa)

Justin Thomas/Jordan Spieth (EUA) vs. Viktor Hovland/Bernd Wiesberger (Europa)

Xander Schauffele/Patrick Cantlay (EUA) vs. Lee Westwood/Matt Fitzpatrick (Europa)

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar