Na Califórnia, há robôs que querem revolucionar a produção agrícola

i-video

O mundo precisa de uma produção agrícola mais resiliente. Seremos 9 mil milhões para alimentar em 2050, mas também é imperativo que se reduza o impacto da actividade agrícola nos solos. O panorama que o planeta enfrenta hoje, dia em que as Nações Unidas debatem as questões da agricultura e alimentação na Cimeira dos Sistemas Alimentares 2021, em Nova Iorque, exige mudanças profundas dos sistemas alimentares. Nos últimos anos, a grande aposta tem sido a tecnologia. 

Na Califórnia, que enfrenta uma seca devastadora, a empresa de Sillicon Valley Iron Ox acredita que recorrendo a robôs pode produzir de forma mais sustentável. Para isso contam o apoio financeiro da Breakthrough Energy de Bill Gates no valor de 45 milhões de euros. Os robôs que já operam na Califórnia estão integrados um sistema hidropónico (cultivo sem recurso a solo) e estão a produzir manjericão. Segundo a empresa, o robô que desenvolveram - o Grover - necessita de 90% menos água e electricidade que os sistemas de cultivo tradicionais. Com recurso a inteligência artificial e robótica, sensores monitorizam os níveis de nitrogénio e acidez da água para um crescimento saudável. Para além do manjericão, a Iron Ox cultiva morangos, coentros salsa e tomate. Em construção está uma nova estufa em Lockhart, Texas.

"Para realmente eliminar o desperdício, para chegar ao nível seguinte de sustentabilidade e impacto, temos que repensar todo o processo de cultivo”, defende o CEO da empresa, Brandon Alexander.

No entanto, vários grupos e associações representando os pequenos agricultores e os movimentos indígenas na Ásia, em África, na Europa e no continente americano decidiram boicotar a cimeira, acusando-a de estar totalmente dominada pelos interesses das grandes empresas do sector agro-alimentar, que vêem nela o palco ideal para promover soluções de base científica para uma produção agrícola mais resiliente.

O problema destas soluções, segundo os  defensores de um modelo de agro-ecologia e agricultura regenerativa, é que tornam a produção agrícola ainda mais dependente de um número restrito de grandes multinacionais, que, com as suas soluções de base tecnológica, acabam por ter o controlo sobre todo o sistema alimentar.

Esta reportagem integra o projecto World News Day, uma iniciativa que junta mais de 460 redacções em todo o mundo na promoção de um jornalismo credível, que dê às pessoas ferramentas que as ajudem a interpretar um mundo em constante mudança. O World News Day é uma iniciativa do Fórum Mundial de Editores e assinala-se a 28 de Setembro, este ano dedicado ao tema das alterações climáticas.