Sondagens desfavoráveis para Moedas? “A política também tem de se fazer de surpresas”

O candidato de PSD e CDS começou o penúltimo dia de campanha acompanhado por Assunção Cristas, que há quatro anos alcançou um resultado inédito para o CDS. Mais logo é Paulo Rangel a entrar na campanha.

Foto
Assunção Cristas com Carlos Moedas esta manhã, em Belém LUSA/ANDRÉ KOSTERS

Carlos Moedas começou o dia em passo apressado na companhia de Assunção Cristas. “Estamos com pressa para chegar à vitória, por isso é que vamos assim”, atira Isabel Galriça Neto, candidata à presidência da assembleia municipal, enquanto a comitiva Novos Tempos avança junto ao Tejo, na Doca de Pedrouços.

A ex-presidente do CDS, que está prestes a terminar o mandato de vereadora depois de uma inédita votação de 20% nas autárquicas de 2017, veio demonstrar publicamente apoio ao candidato do PSD e CDS à Câmara de Lisboa, que conhece desde que era adolescente.

“Para mim era absolutamente crítico estar ao lado do Carlos. É o único que pode mudar Lisboa. É importante que as pessoas saibam que quem fica em segundo lugar nunca será presidente, a lei não permite. É muito importante que as pessoas reflictam muito bem no domingo”, diz Cristas.

Para bom entendedor meia palavra basta. Com a sondagem da Universidade Católica divulgada esta quarta pelo PÚBLICO e RTP a dar à Iniciativa Liberal a possibilidade de eleger um vereador – e com a revelação de que 10% dos seus votos provêem de ex-eleitores de PSD e CDS –, à campanha de Moedas resta fazer apelo ao voto útil. “A política também tem de se fazer de surpresas”, ri-se a antiga líder centrista.

Na caminhada da manhã, Cristas serviu de cicerone. Em 2017, o CDS propôs na câmara criar em Pedrouços uma “cidade do mar”, mas a ideia não foi concretizada. Ali perto está quase pronto o novo centro pancreático da Fundação Champalimaud. “Vê-se bem o contraste entre a inacção da linha da frente e tudo o que está a acontecer na parte de trás”, constata a ainda vereadora ao apontar para edifícios degradados junto à doca.

É mais um pretexto para Carlos Moedas apontar “inacção” e “incompetência” a Fernando Medina, garantindo a Assunção Cristas que vai pôr o projecto em marcha caso seja eleito presidente. “Vais ter agora o gosto de ver esta medida implementada”, garante-lhe o candidato, que se define como “um executor” cuja qualidade é “saber fazer”.

“Temos um oponente que tem propostas recicladas, vagas ou lá para 2025. O meu projecto tem ambição, sonho, mas é sobretudo concreto”, diz Moedas, que volta a posicionar-se como o único voto que vale a pena. “O que dizem as sondagens é que há muitos indecisos. Até pessoas do PS me dizem que vão votar em mim. As pessoas que muitas vezes dizem que estão cansadas dos políticos têm aqui alguém.”

Sugerir correcção
Ler 4 comentários