Para que serve esta Canção quando alguém a ouve? Garcia explica

O segundo álbum a solo de João Garcia Barreto (ex-Phil Mendrix’s Band) chama-se Canção e é assinado apenas Garcia. Chega esta sexta-feira às plataformas digitais e pretende homenagear os criadores de canções portugueses, de Abrunhosa ou Jorge Palma a B Fachada ou Benjamim.

Foto
Garcia no videoclipe de Cigarra no Outono JOANNA CORREIA

Há quem leve uma carta a Garcia, mas neste caso é Garcia que nos traz, não uma carta, mas uma Canção – que aliás são várias. Confuso? É melhor explicar: Canção é o título do novo álbum de Garcia, cantor e compositor que antes assinava João Garcia Barreto. Mas entre Refúgio (de 2014, mas lançado em 2015) e Canção (2021) vão mais do que cinco anos, vai uma experiência que o levou a dedicar um disco aos criadores de canções portugueses, com uma lista que, escutando as canções de Canção, é identificável ao ouvido ou por citações directas, sendo mencionados os nomes de Jorge Palma, José Mário Branco, Phil Mendrix (de cuja banda Garcia fez parte), B Fachada, Benjamim, Lena d’Água ou, noutras latitudes, até de Jacques Brel e Piaf.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar