Cimeira da ONU para mudar o sistema alimentar mundial enfrenta críticas

Representantes dos pequenos agricultores dizem que a iniciativa é dominada pelos interesses da grande agro-indústria. ONU rejeita a crítica. Todos concordam que é vital mudar o sistema alimentar, mas há visões distintas sobre o caminho a seguir.

Foto
PÚBLICO/arquivo

O sistema alimentar global – que, na realidade, é uma soma de diversos sistemas alimentares, com características distintas dependendo das zonas do mundo – não está a funcionar de forma eficaz. Calcula-se que a fome afecte 10% da população mundial (entre 720 e 811 milhões de pessoas) e que 2,4 mil milhões estejam privados de acesso a uma dieta saudável. A par disso, tem havido um aumento preocupante de doenças como a obesidade e a diabetes tipo 2, associadas a uma alimentação baseada em alimentos ultra-processados, com excesso de gorduras e açúcares.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários