Jeremias Thiel conta como é ser pobre na Alemanha – e o que se deve fazer para enfrentar a pobreza

Uma em cinco crianças vive em situação de pobreza na Alemanha. Jeremias Thiel, autor de um bestseller sobre a sua infância pobre, explicou que os políticos ainda não conseguem lidar com o fenómeno na Alemanha que é “assustadoramente normal”.

Foto
A pobreza na Alemanha não é exclusiva dos desempregados: um terço dos pobres têm emprego Thielker/ullstein bild/Getty Images

Jeremias Thiel diz que o seu caso não prova que “é possível”. Muito pelo contrário, defende, prova que é praticamente impossível sair da pobreza – ele é a excepção, e é por isso que o seu caso “é tão celebrado”. Thiel afirma que um conjunto de circunstâncias lhe deu uma rede depois de ter dado um passo para mudar. Sublinha que foi uma excepção entre 2,8 milhões de crianças e jovens pobres na Alemanha. “A ideia de que quem quer, consegue, é uma dedução muito errada da minha história.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários