Ferramentas de osso dão novas pistas sobre a produção de roupa há 120 mil anos

Numa gruta em Marrocos, foram encontrados instrumentos feitos com ossos de animais que terão sido usados para retirar e transformar pele de carnívoros. É um novo olhar sobre a produção de roupa há 120 mil anos.

Foto
Ferramenta de osso encontrada na gruta dos Contrebandiers Jacopo Niccolo Cerasoni

Na Gruta dos Contrebandiers, na costa de Marrocos, foram encontradas ferramentas feitas com ossos de animais há cerca de 120 mil anos. Nesse mesmo local, descobriram-se ainda ossos de carnívoros com marcas de cortes. Foi o suficiente para uma equipa internacional de cientistas juntar dois mais dois: os utensílios seriam usados pelo Homo sapiens (a nossa espécie) para retirar e transformar as peles dos carnívoros, que poderiam ser usadas no fabrico de roupa. Estas ferramentas e ossos com marcas poderão mesmo estar entre as provas arqueológicas mais antigas da produção de roupa pelos humanos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar