O PRR, as autárquicas e o caciquismo

Há uma fronteira entre o que é o debate político e os argumentos legítimos a usar pelos políticos e o que é um claro e ilegítimo abuso de questões nacionais para a persecução de objectivos particulares e eleitorais.

As autarquias não são um país à parte. São a base da estrutura do Estado. São a rede territorial de proximidade com as populações. São as instituições de poder político que dão a primeira e a mais personalizada respostas às necessidades e preocupações das pessoas, em cada situação, em cada território. Mas não vivem numa bolha fechada e fora do Estado. São, aliás, a base da construção, em vários níveis, da resposta pública às necessidades das pessoas. Daí que o poder local e as instituições políticas que o corporizam, as câmaras e as freguesias, não existam fora da estrutura dos poderes públicos e da administração estatal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários