IP retira equipamentos na linha do Vouga que impedem cruzamentos de comboios

Aparelhos de mudança de via foram retirados da estação de Albergaria-a-Velha, mas IP não avisou a CP nem o seu próprio Centro de Comando Operacional de que ali já não se podiam fazer cruzamentos de comboios.

Foto
ADRIANO MIRANDA

O dia 7 de Setembro era mais um dia de rotina na linha do Vouga: de Oliveira de Azeméis e de Sernada do Vouga (Águeda) partiram dois comboios que deveriam cruzar, como habitualmente, na estação de Pinheiro da Bemposta. Mas como o que partia de Sernada do Vouga estava atrasado, o Centro de Comando Operacional (CCO) de Contumil decidiu alterar o cruzamento para a estação de Albergaria-a-Velha. Numa linha de via única há procedimentos rigorosos a que a circulação dos comboios tem de obedecer para que não haja colisões e para isso existem regulamentos que têm de ser escrupulosamente cumpridos e que implicam um conhecimento das condições da operação no terreno.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários