Magnus Carlsen venceu o magistral de Stavanger

Norueguês empatou na última ronda com o próximo adversário para o título mundial.

Foto
EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

O campeão mundial de xadrez, Magnus Carlsen, sagrou-se vencedor do magistral clássico de Stavanger, Noruega, superando a forte oposição neste torneio, disputado no sistema de poule a duas voltas entre os seis participantes.

O início da prova de Carlsen foi bastante irregular e chegou a encontrar-se na quarta posição, a uma distância considerável do húngaro Richard Rapport, que liderou a prova até às duas rondas finais.

Mas, com três vitórias consecutivas, na 7.ª, 8.ª e 9.ª rondas, frente a Alireza Firouzja, ao próprio Rapport e ao russo Sergei Karjakin, o norueguês assumiu o comando e, na última ronda, o empate perante Ian Nepomniachtchi, o seu próximo adversário para o título mundial, foi o suficiente para garantir o triunfo.

Em Portugal, o jovem André Sousa conquistou pela segunda vez consecutiva o título de campeão nacional absoluto, numa prova que dominou, tendo garantido o triunfo quando ainda faltava uma jornada para a sua conclusão. O número um nacional e principal favorito, Jorge Ferreira, ficou na segunda posição, nunca tendo conseguido recuperar do desaire da ronda inaugural.