No Gabinete de Madame Thao, é entre as linhas do papel que se conta a história vietnamita

Depois de três anos a viver em Portugal, a artista franco-vietnamita Sandrine Llouquet inaugura o seu primeiro estúdio e galeria de arte na LxFactory, em Lisboa, nesta quinta-feira.

Foto
As obras na exposição, disponível até Novembro, oferecem diferentes perspectivas sobre o Vietname Sandrine Llouquet

O espaço não é o maior, mas dentro do lote 2-07, no 2.º andar da LxFactory, em Lisboa, não só cabe um estúdio e uma galeria de arte contemporânea, mas também uma loja de materiais artísticos provenientes do mundo oriental e ainda uma banca de livros em segunda mão. 

“O conceito principal é o papel, porque eu sempre adorei trabalhar com ele e a minha ideia era criar um espaço onde podia fazer coisas diferentes que me inspiram relacionados com este material”, explica Sandrine Lloquet, fundadora do estúdio e que conta como a sua paixão pelo papel foi surgindo desde que se formou em Belas Artes em França. “Para mim, o papel é como um meio simples e modesto, mas que ao mesmo tempo consegue expor directamente o que temos em mente.”

A exposição disponível até novembro no Gabinete de Madame Tao. Sandrine Llouquet
Pincéis, tintas, papéis feitos à mão vindos do Japão ou Vietname, são alguns dos materiais para venda. Sandrine Llouquet
A maioria dos livros em segunda mão vieram da colecção da própria artista Sandrine Llouquet. Sandrine Llouquet
As obras apresentadas são da autoria de Llouquet e outros dez artistas que nasceram, viveram ou passaram algum tempo no Vietname. Sandrine Llouquet
Fotogaleria
A exposição disponível até novembro no Gabinete de Madame Tao. Sandrine Llouquet

Apesar de ter nascido e crescido em França, Llouquet tem raízes vietnamitas e viveu naquele país durante 15 anos, onde chegou a ser directora do Museu de Arte Contemporânea em Ho Chi Minh, a maior cidade do Vietname. Mais tarde, em 2019, decidiu mudar-se para Portugal e começou a interessar-se por estudar os azulejos nacionais.

Foi em Lisboa que abriu o seu primeiro estúdio de arte, inaugurado nesta quinta-feira. A principal atracção é a exposição de obras tanto de Llouquet como de outros dez artistas convidados, incluindo a portuguesa Constança Arouca, com peças feitas em papel e que oferecem ao público uma outra perspectiva sobre o Vietname. “Geralmente, quando falamos sobre ao Vietname, as pessoas só se lembram da guerra, porque foi o que aprenderam ao ver filmes americanos”, lamenta. 

No Gabinete de Madame Tao podemos aprender tanto sobre o passado como o presente de um país em que a arte é ainda encarada como tabu, tendo em conta o regime opressivo que ali vigora. “No Vietname não é suposto fazer-se o que se quer, especialmente quando nos referimos à arte. Geralmente, nós, os artistas, temos muito cuidado em falar sobre isso, mas de uma forma ou outra vamos aos poucos arranjando maneiras de nos expressar”, explica Sandrine Llouquet.

A artista franco-vietnamita espera ainda cativar o público português para os papéis feitos à mão que provêm de vários pontos do globo como Índia, Japão, Nepal ou até do México. “Acho que é algo incrível e que não se encontra facilmente noutro sítio por aqui”, nota a proprietária do espaço. 

Há também vários eventos culturais a serem planeados para dar vida à pequena galeria de arte de Llouquet, como apresentações de livros, miniconcertos e, na próxima sexta-feira, 23 de Setembro, está já marcada a primeira sessão pública de desenho com modelo vivo. “A ideia é criar um ambiente de produção artística, mas também onde as pessoas possam relaxar, beber um copo de vinho ou um chá vietnamita”, convida.


Texto editado por Pedro Esteves

Sugerir correcção
Comentar