AirPaws, os cães que tratam de tranquilizar passageiros, estão de volta ao London Southend

A força canina da AirPaws foi criada para acalmar quem não lida bem com a ideia de viajar de avião.

Foto
O regresso dos terapeutas caninos ao aeroporto foi feito em ambiente de festa DR

Voar pode ser motivo de grande ansiedade. E, muitas vezes, não há alternativa à viagem de avião. Por isso, não é incomum encontrar quem se passeie pelo aeroporto com ar nervoso e angustiado. Foi a pensar nestas pessoas que o aeroporto londrino de Southend estabeleceu uma parceria, em 2019, com a Canine Concern, que destaca para a infra-estrutura cães que têm como missão apaziguar os espíritos dos viajantes.

A ideia não surgiu do nada: há estudos que apontam para os benefícios da presença daqueles animais em situações de stress, sendo que os cães podem até ser grandes aliados na manutenção da saúde mental. E a prática foi um sucesso. A pandemia de covid-19, porém, obrigou a parceria a dar um passo atrás — até agora.

“Depois de uma suspensão temporária das visitas da equipa de cães de terapia da AirPaws do aeroporto e dos seus acompanhantes devido à [pandemia de] covid-19, temos o prazer de confirmar que os animais estão de volta ao terminal em datas seleccionadas”, informou o CEO do Aeroporto de Londres Southend, Glyn Jones.

Todos os cães presentes em Southend são treinados pela Canine Concern no sentido de poderem reduzir a ansiedade daqueles que se cruzam com os animais, sempre acompanhados pelos guias da instituição. Antes do aeroporto, estes amigos de quatro patas já eram visitantes regulares de escolas, lares e tribunais, pelo facto de “estar provado que os cães ajudam a melhorar a saúde mental e o bem-estar, aliviam o stress e acalmam os nervos”.

A tripulação da AirPaws, que pode ser identificada pelas “fardas” azuis, é composta pelo Jazz, um spaniel anão continental; Merlin, um eurasier; Harley, um rottweiler; Ellie, uma labradora; e Oscar, um cão d'água espanhol.

Sugerir correcção
Comentar