O Dia da Ecologia

Hoje, no século XXI, a ecologia é uma ciência transversal, integradora, motivada pelos desafios e problemas que a sociedade enfrenta.

Há 155 anos que Ernst Haeckel inventou o termo ecologia para definir o estudo de todas as complexas inte-relações entre organismos e o meio envolvente, incluindo, em sentido lato, todas as condições necessárias à sobrevivência. Alguns historiadores de ciência consideram que a ecologia nasce a partir da noção da “economia da natureza” proposta por Lineu (Carl von Linné), no séc. XVIII. A revolução industrial abre caminho a um outro tipo de observação e à ecologia científica. Para isso contribuíram Alexander von Humboldt, com a biogeografia e o alargamento do espaço à dimensão do planeta, e Charles Darwin, com a sua concepção dinâmica e evolutiva do tempo. Com uma nova visão de espaço e tempo e a expansão industrial com consequências nefastas para o ambiente, os intelectuais da época interrogavam-se sobre as consequências da exploração da natureza. É o momento certo para Haeckel lançar e definir ecologia, altura em que a confiança no progresso tinha uma força extraordinária.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar