Pedro Verdelho indicado para presidência da ERSE

Governo tem ainda de receber parecer da Cresap e do Parlamento

Foto
Pedro Verdelho, na foto o segundo a contar da esquerda, irá suceder Cristina Portugal Nuno Ferreira Monteiro

O actual vogal do conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) Pedro Verdelho foi escolhido pela tutela para liderar o regulador do sector energético, sucedendo a Maria Cristina Portugal, que faleceu no passado dia 8.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e da Acção Climática informou esta terça-feira que “designou Pedro Verdelho para a presidência do conselho de administração da ERSE”, uma nomeação que, refere, “depende de parecer prévio da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública [Cresap] e de parecer fundamentado da comissão parlamentar competente”.

A presidente da ERSE, Maria Cristina Portugal, faleceu no dia 8 de Setembro, aos 56 anos.

Na nota do Governo, lê-se que Pedro Verdelho tem uma longa carreira na área da regulação energética, respondendo pela direcção de Tarifas e Preços da entidade reguladora, desde 1999. Nos últimos dois anos desempenhou também o cargo de vogal do conselho de administração da ERSE.

Doutorado em Engenharia Eletroctécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Pedro Verdelho acumula ainda uma vasta experiência na área internacional, sendo, desde 2019, vice-presidente do Conselho Europeu de Reguladores de Energia, adianta a mesma nota.

Sugerir correcção
Comentar