Patrick Cantlay eleito o Jogador do Ano no PGA Tour

Recém-sagrado campeão da FedEx Cup, o californiano terá levado a melhor sobre Jon Rahm

Foto
Patrick Cantlay é o terceiro campeão consecutivo da FedEx Cup a conquistar o Jack Nicklaus Award © PGA Tour

Recém-sagrado campeão da FedEx Cup, Patrick Cantlay, actual n.º 4 no ranking mundial, foi eleito numa votação pelos seus pares como o Jogador do Ano no PGA Tour. Foi o jogador que mais vitórias somou na época de 2020-2021 do circuito – e logo com quatro, o dobro dos restantes cinco jogadores com múltiplos triunfos (Bryson DeChambeau, Collin Morikawa, Harris English, Jason Kokrak e Stewart Cink, todos com duas) – e foi dominador nos play-offs da FedEx Cup conquistando os últimos dois torneios – BMW Championship e Tour Championship. 

Na categoria de Rookie do Ano, Will Zalatoris tornou-se o primeiro membro temporário especial do PGA Tour a receber tal honra.

Cantlay, apesar das quatro vitórias e do título na FedEx Cup, não teria como garantida tal distinção. No East Lake Golf Club, houve vários jogadores que se manifestaram a favor da atribuição do designado Jack Nicklaus Award ao espanhol Jon Rahm, o n.º 1 mundial- 

Rahm foi o jogador com mais top-10 da época, num total de 15 (como termo de comparação, Cantlay teve sete top-10), incluindo nos quatro majors disputados este ano, sendo o ponto alto a vitória no Open dos EUA, aliás a única que registou. 

Mas Rahm teria muito provavelmente vencido o Memorial Tournament, antes de um teste positivo para covid-19 o ter forçado a desistir no final da terceira volta quando tinha uma vantagem de seis pancadas sobre os seus mais directos adversários. Cantlay viria a vencer essa prova. 

No Tour Championship, cujo vencedor é também o campeão da FedEx Cup, Rahm foi segundo após um grande duelo com Cantlay, mas teria sido primeiro empatado com Kevin Na não fosse a pré-classificação por pancadas que deu a Cantlay – na condição de líder da FedEx Cup nessa altura – vantagem adicional sobre a concorrência. Cantlay iniciou a prova com -10, Rahm com -6.

Além do Memorial Tournament, BMW Championship e Tour Championship/FedEx Cup, Cantlay venceu o Zozo Championship. Nestes quatro títulos, prevaleceu em grandes duelos não só com Rahm, mas também com Justin Thomas, Collin Morikawa e Bryson DeChambeau. 

O PGA Tour não divulga a contagem dos votos, mas assume-se que a votação foi renhida entre Cantlay e Rahm.  

“O facto de ter sido votado pelos meus colegas jogadores do PGA Tour significa muito para mim”, disse Cantlay. “Não era um prémio que estivesse no meu radar a meio do ano, mas depois fechei muito bem e joguei um muito bom golfe no final.” 

Foi a terceira vez consecutiva que o campeão da FedEx Cup conquistou o Jack Nicklaus Award, depois de Rory McIlroy (2019) e Dustin Johnson (2020). 

Quanto a Will Zalatoris, também californiano, recebeu o Arnold Palmer Award numa disputa com o sul-africano Garrick Higgo e o dominicano Rafael Campos. Zalatoris somou 14 classificações no top-25, incluindo três top-10 em majors, com destaque para o segundo lugar no Masters de Abril. 

Como membro temporário especial, não se qualificou para os play-offs da FedEx Cup, apesar dos pontos acumulado na fase regular da época terem sido suficientes para participar pelo menos no primeiro dos três, o The Northern Trust. 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar