O treinador do Dínamo Kiev, Mircea Lucescu, é o treinador com mais títulos ganhos em actividade?

Na conferência de imprensa de antecipação do jogo de terça-feira, entre o Dínamo Kiev e o Benfica, a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Jorge Jesus, treinador dos “encarnados”, referiu que o técnico dos ucranianos, Mircea Lucescu, é o treinador ainda a trabalhar com mais títulos no currículo.

Foto
Mircea Lucescu EPA/SERGEY DOLZHENKO

A frase

[O Dínamo Kiev] Tem um treinador, Mircea Lucescu, que é o mais titulado do mundo no activo?

Jorge Jesus, treinador do Benfica.

O contexto

Na conferência de imprensa de antecipação do jogo entre o Benfica e o Dínamo de Kiev, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, que se disputará na capital ucraniana, na terça-feira (20h de Lisboa), Jorge Jesus lançou rasgados elogios à equipa ucraniana, indicando que esta tem cinco a seis jogadores da selecção daquele país. Os elogios estenderam-se depois ao treinador Mircea Lucescu, técnico romeno de 76 anos que está à frente dos destinos do Dínamo Kiev desde a temporada passada e que, segundo o treinador português, é o técnico em actividade com mais títulos ganhos.

Os factos

Com uma longa carreira como técnico iniciada em 1982, Mircea Lucescu acumulou ao longo destes quase 40 anos de actividade uma série de troféus nos mais diversos países. Depois de um início de actividade no seu país natal, destacou-se na década de 80 do século passado no Dínamo Bucareste. Daí, seguiu para a sua primeira aventura no exterior, em Itália, orientando o Pisa, em 1990/90, quando este emblema competiu na Serie A italiana.

Permaneceu em solo italiano por vários anos, dirigindo o Brescia, a Reggiana e o Inter de Milão. Depois de um curto regresso à casa que o lançou (Dínamo Bucareste), seguiu-se uma aventura turca, treinando o Galatasaray e o Besiktas. Após quatro anos na Turquia, Lucescu rumou à Ucrânia, onde esteve durante 13 temporadas à frente do Shkahtar Donetsk.

A ligação terminou em 2015/16. Uma temporada na Rússia, comandando o Zenit, e dois anos de experiência como seleccionador da Turquia antecederam a chegada ao Dínamo Kiev, onde cumpre esta época a sua segunda temporada. Ao longo de todos estes quase 40 anos, Lucescu somou 36 títulos, destacando-se uma Liga Europa e uma supertaça europeia. De resto, “estão na estante lá de casa” 9 ligas ucranianas, 7 Taças da Ucrânia, 8 Supertaças ucranianas, 2 Ligas turcas, 1 Supertaça russa, 2 Ligas romenas, 3 taças da Roménia, 1 Supertaça romena e 1 Série B italiana.

O resumo

Se a análise se centrar apenas nos treinadores ainda em actividade, a afirmação de Jorge Jesus é verdadeira. O treinador com mais títulos na história do futebol continua a ser Alex Ferguson (49), mas entre os técnicos no activo, os 36 troféus de Mircea Lucescu não têm rival. O que mais se aproxima do romeno é o catalão Pep Guardiola (30).

Sugerir correcção
Comentar