Portugal entra no Mundial com vitória folgada

Selecção portuguesa venceu esta segunda-feira a Tailândia por 4-1 no primeiro jogo da fase de grupos do Campeonato do Mundo, na Lituânia.

Foto
Ricardinho igualou João Benedito como o segundo jogador de futsal mais internacional de sempre com 181 internacionalizações IGOR KUPLJENIK/EPA

A selecção portuguesa de futsal começou o Campeonato do Mundo Lituânia 2021 da melhor forma, com um triunfo por 4-1 diante da Tailândia, numa partida em que Zicky Té fez história ao tornar-se no jogador mais novo a jogar por Portugal num Mundial (e até marcou). 

Jorge Braz tinha à disposição 14 dos 16 jogadores convocados, depois de Pauleta e Tiago Brito terem regressado apenas esta segunda-feira para junto da comitiva por questões relacionadas com a covid-19. Também Edu está infectado com o novo coronavírus e foi substituído por André Sousa.

Na Lituânia, o seleccionador nacional alinhou de início com Bebé, Bruno Coelho, Erick , João Matos e Ricardinho. Já o “cinco” da Tailândia contou com Hankampa, Sornwichian, Wongkaeo, Thueanklang e Chaemcharoen.

Na Zalgiris Arena, em Kaunas, logo a abrir a partida, Ricardinho - que igualou João Benedito como o segundo jogador de futsal mais internacional de sempre com 181 internacionalizações - deixou um aviso, com um remate que saiu por cima. Portugal estava a controlar o jogo, perante uma Tailândia a evidenciar dificuldades em ter a bola e a sair a jogar.

Aos cinco minutos, foi Cecílio a rematar para grande defesa de Hankampa e, segundos depois, foi Ricardinho, mas o guarda-redes voltou a deixar tudo a zeros.

A melhor oportunidade para a Tailândia chegou dois minutos depois com um remate de Wongkaeo a sair ao lado. Logo depois foi Kritsada que, na marcação de um livre, atirou ao poste, numa altura em que Portugal perdeu algum domínio do jogo e a Tailância cresceu com muitos lances de contra-ataque.

A entrada de Zicky Té

Aos oito minutos, Jorge Braz fez Zicky Té entrar na partida e com 20 anos tornou-se no jogador mais novo a jogar por Portugal num Mundial. 

Do lado português, Ricardinho ia sendo o jogador que mais vezes tentou o golo, mas sem sucesso. A Tailândia apresentava-se muito bem defensivamente, a não dar muitos espaços, e Portugal evidenciava dificuldades em chegar com perigo eminente à baliza adversária.

E foi mesmo a selecção tailandesa quem se colocou na frente do marcador aos 15 minutos de bola parada, com Jirawat a finalizar com um remate que desviou em Erick Mendonça e acabou por trair Bebé. Zicky, Bruno Coelho, Pany Varela e Erick estiveram perto do empate, mas o guarda-redes Hankampa não deixou. Mas mesmo antes do intervalo, e também de bola parada, Portugal chegou ao 1-1 com Ricardinho a assistir Bruno Coelho.

A abrir o segundo tempo, a selecção portuguesa entrou com vontade de chegar à vantagem e André Coelho deixou um primeiro aviso. Pouco depois, Ricardinho podia ter feito o 2-1, mas Hankampa não deixou. Segundos depois, foi Chaemcharoen a estar perto de fazer o segundo para a Tailândia.

Mas foi Portugal quem chegou ao 2-1. Aos 27 minutos Erick Mendonça fez um grande trabalho individual e rematou de pé direito para o fundo das redes sem hipóteses para Hankampa.

O 3-1 chegou por intermédio de Zicky (29') com um remate rasteiro e de pé esquerdo, carimbando, assim, a sua estreia num Mundial da melhor forma. Pouco depois foi Pany Varela a dilatar a vantagem portuguesa, numa segunda parte que estava a ser colectivamente mais bem conseguida.

A selecção portuguesa volta a entrar em jogo na quinta-feira frente às Ilhas Salomão (18h) e domingo é a vez de defrontar Marrocos no último encontro da fase de grupos do Mundial 2021. Os dois primeiros de cada grupo seguem em frente, bem como os quatro melhores terceiros classificados.

Sugerir correcção
Comentar