Chuva forte a partir de segunda-feira com “risco de cheias rápidas”

Esta situação ocorre “devido à aproximação de uma depressão”, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Foto
Paulo Pimenta / PUBLICO

Portugal Continental está a partir da madrugada desta segunda-feira sob aviso amarelo do IPMA, para trovoada, prevendo-se “muita instabilidade” até quinta-feira, com “precipitações localmente fortes”, particularmente em Leiria, Lisboa e Setúbal.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “são expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária”.

“Há ainda condições para a ocorrência de trovoadas frequentes e fenómenos extremos de vento muito localizados”, refere, apontando que o cenário “deverá ser mais severo nos dias 14 [terça-feira] e 15 [quarta-feira]”. Adicionalmente, prevê-se uma descida da temperatura máxima na segunda e na terça-feira.

Na segunda-feira, o IPMA coloca os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja para precipitação, no período entre as 9h00 e as 15h00, prevendo a ocorrência de “aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte”. Já o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo entre as 3h00 e as 15h00 de segunda-feira, devido à possibilidade de trovoadas “frequentes e dispersas” e “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes”. 

Os alertas são repetidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) que avisa que, na segunda-feira, as rajadas de vento podem chegar aos 80 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas, em especial do centro e sul. 

Esta situação ocorre “devido à aproximação de uma depressão a Portugal continental com expressão em altitude, à qual estão associadas massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água”.

O aviso do IPMA alerta para que, “em situações de instabilidade”, exista “incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação, pelo que se recomenda o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias”.

A ANEPC recomenda cautela e sugere que as populações evitem “atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”. Deve-se ter “especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores” devido ao vento mais forte.

Editado 18h00: Acrescenta informação da ANEPC

Sugerir correcção
Ler 2 comentários