Billy Horschel dá resposta para a história

Preterido para a selecção dos EUA na Ryder Cup, veio à Europa vencer BMW PGA Championship

Foto
Billy Horschel tornou-se apenas o segundo americano a vencer a prova-bandeira do European Tour © ET

Billy Horschel sentiu-se triste por não ter feito parte dos seis wild cards à disposição de Steve Stricker, o capitão da selecção dos EUA na Ryder Cup que se avizinha – será de 24 a 26 de Setembro no Whistling Straits Golf Club. Mas também ofendido, por não ter recebido sequer um telefonema dele. Era o mínimo que esperava. 

A resposta do norte-americano da Florida, de 34 anos, não podia ter sido mais categórica e irónica. Quatro dias depois de Stricker ter anunciado quem eram os seus wild cards que não ele, Horschel venceu hoje o BMW PGA Championship, a prova-bandeira do European Tour, no seu palco habitual do Wenthworth Golf Club, em Surrey, perto de Londres. 

Uma grande vitoria do 28.º mundial, selada com um approach no 18 que deixou a bola a pouco mais de meio metro da bandeira, para um birdie a fechar que lhe deu o título com a vantagem mínima sobre um trio composto pelo tailandês Kiradech Aphibarnrat, o galês Jamie Donaldson e o inglês Laurie Canter. 

No Par 72 de Wenthworth, com voltas de 70-65-69-65, Horschel somou 269 (-19), contra as 270 de Aphibarnrat (64-68-74-64), Donaldson (69-66-69-66) e Canter (67-66-70-67). 

Sucede ao inglês Tyrrel Hatton na lista dos vencedores e torna-se apenas o segundo norte-americano a vencer esta prova que está para o European Tour como o Players Championship está para o PGA Tour dos EUA. Antes dele, apenas Arnold Palmer, em 1975. 

Campeão da FedEx Cup em 2014, num ano em que aliás não fez a equipa dos EUA para a Ryder Cup, por esta já estar concluída na altura (um erro que a PGA of America logo tratou de emendar), Horschel é o actual campeão do WGC-Dell Tecnhologies Match Play, a única prova de match play na alta roda mundial. Ora, a Ryder Cup joga-se em match play

Na última quarta-feira, Steve Stricker anunciou quem eram os seus wilds cards: Tony Finau, Xander Schauffele, Jordan Spieth, Harris English, Daniel Berger e Scottie Scheffler. Estes juntam-se aos seis apurados através da lista de qualificação: por esta ordem,  Collin Morikawa, Dustin Johnson, Bryson DeChambeau, Brooks Koepka, Justin Thomas e Cantlay. Scheffler foi o homem que Horschel bateu na final do Match Play.

“É uma pena não fazer parte da equipa”, disse Horschel. “Depois de ter vencido o match play, não joguei de forma consistente e bem o suficiente, para justificar uma escolha ou para obter pontos suficientes para obter o apuramento automático.” 

“Fiquei um pouco desgostado por não ter recebido uma chamada esta semana. Não esperava que a ligação fosse para dizer que eu faria parte da equipa, mas fiquei um pouco desgostado por não receber ao menos um telefonema, a dizer, 'Ei, sabes, não entraste na equipa [directamente]...' Pensei que pelo menos conseguiria isso, pelo que houve um pouco de motivação adicional depois disso [para o BMW Championship].” 

Horschel fez uma excelente época, como o demonstra a nona posição da FedEx Cup, ganha por Patrick Cantlay. Venceu uma prova dos WGC (o match play) e foi segundo noutra, no WGC-Workday Championship, ganho por Collin Morikawa.

Do lado da selecção da Europa da Ryder Cup, liderada pelo irlandês Padraig Harrington, foi um dia dramático de voltas e reviravoltas no evento de qualificação final, para o qual se apuravam nove dos 12 jogadores. 

Os ingleses Lee Westwood, Matt Fitzpatrick e Tyrrell Hatton e o austríaco Bernd Wiesberger comemoraram a obtenção dos últimos três lugares dos nove de qualificação automática. Westwood vai jogar a Ryder Cup pela 11ª vez, Wiesberger pela primeira vez. 

O espanhol Jon Rahm, os ingleses Tommy Fleetwood e Paul Casey,o norte-irlandês Rory McIlroy e o norueguês Viktor Hovland já tinham garantido as suas presenças. 

Pouco depois da conclusão do BMW PGA Championship, Padraig Harrington anunciava os seus três wild cards: o seu compatriota Shane Lowry e os veteranos Sergio Garcia (Espanha) e Ian Poulter (Inglaterra).

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar