Em Mértola, a charmosa, de olhos postos nas aves, no céu e na terra

Aves de todos os tamanhos e feitios, o lince-ibérico, uma vila que se redescobre permanentemente a cada nova expedição arqueológica e um rio plácido para relaxar. Mértola é um encanto e conta agora com um projecto que quer pôr o turismo a contribuir directamente para a conservação da natureza.

,Castro Verde
Fotogaleria
“A vila de Mértola tem um charme que é muito difícil de bater", diz João Jara da Birds & Nature Miguel Manso
icnf,fugas,alentejo,ambiente,linceiberico,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Grifos avistados da Herdade das Romeiras Miguel Manso
icnf,fugas,alentejo,ambiente,linceiberico,conservacao-natureza,
Fotogaleria
João Jara da Birds & Nature e e Bárbara Pais, do projecto da Portugal Secret Nature na Herdade das Romeiras Miguel Manso
icnf,fugas,alentejo,ambiente,linceiberico,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Na colónia de peneireiros-das-torres: anilhagem das crias prestes a voar Miguel Manso
,Mértola
Fotogaleria
Na colónia de peneireiros-das-torres Miguel Manso
Fotogaleria
Passeio de barco no rio Guadiana Miguel Manso
,Accipitriformes
Fotogaleria
Na Herdade das Romeiras, abutre-preto (em cima) e grifo (em baixo) Miguel Manso
Fotogaleria
Herdade das Romeiras Miguel Manso

Para João Jara, aquele exercício deve ser um bocado frustrante, embora ele encare todo o processo com descontracção. No meio da paisagem rural do Baixo Alentejo, bem perto de Mértola, ele aponta para os vultos negros de aves que rodopiam muitos metros acima da nossa cabeça e entusiasma-se com a presença de um abutre-preto entre um grupo de grifos. Há algo na forma das asas, no modo de voar, e no seu olhar experiente que o fazem distinguir perfeitamente aquela ave das outras, enquanto aqueles que o acompanham olham e não distinguem seja o que for. “Não vêem? É aquele ali”, vai repetindo. E recebe sorrisos amarelados, mas nada de mentiras. Não distinguimos um dos outros, de tão longe que estão. Mas isso vai mudar dali a pouco, quando a distância com o grupo de aves necrófagas for consideravelmente encurtado e tudo se tornar, subitamente, claro, até para o mais inexperiente observador de aves.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar