Taxa de inflação estabiliza em 1,5% em Agosto

Preços continuaram a subir na classes da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e nos transportes.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 1,5% em Agosto de 2021, a mesma taxa observada no mês anterior, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,9%, ligeiramente acima dos 0,8% em Julho.

O agregado relativo aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de 9,3% (8,7% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 0,2% (0,5% em Julho).

Por classes de despesa, e face ao mês precedente, destacam-se os aumentos das taxas de variação homóloga das classes da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e dos transportes, com variações de 2,3% e 5,8%, respectivamente (1,5% e 5,3% no mês anterior).

Em queda, a taxa de variação homóloga da classe do vestuário e calçado e do lazer, recreação e cultura, com variações de menos 1,9% e mais 0,4%, respectivamente (menos 0,6% e mais 1,3% no mês anterior).

Já a variação mensal do IPC foi -0,2% (-0,3% no mês precedente e em Agosto de 2020). E a variação média dos últimos doze meses foi 0,5% (0,4% em Julho).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 1,3%, taxa superior em 0,2 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 1,7 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em Julho de 2021, esta diferença foi 1,1 pontos percentuais).

Sugerir correcção
Comentar