Sondagem dá vitória a Santana Lopes na Figueira da Foz

PSD é o principal prejudicado com candidatura de antigo presidente do partido.

Foto
Santana Lopes LUSA/Manuel Almeida

Santana Lopes recolhe a maioria das intenções de voto numa sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso e para a SIC para a eleição para a presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, podendo “roubar” a liderança da autarquia ao PS.

De acordo com esta recolha de opinião, o agora independente Santana Lopes tem 47% das intenções de voto podendo voltar a liderar uma autarquia que já presidiu entre 1997 e 2001.

O socialista Carlos Monteiro recolhe 35% das intenções de voto, mas quem parece ficar mais prejudicado com a candidatura de Santana Lopes é o PSD.

Os sociais-democratas, que apresentam como candidato Pedro Machado, têm actualmente três assentos de vereação na autarquia figueirense, graças a 28% dos votos conseguidos na eleição de há quatro anos. Se o resultado se aproximar do que a sondagem estima, o PSD cai para os 8%, ficando sem qualquer lugar no executivo camarário.

A sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso e para a SIC atribui 3% de intenções de voto ao candidato da CDU (Bernardo Reis) e 1% ao do Chega (João Paulo Domingues) e 1% a “outros partidos”.

Segundo Pedro Magalhães, investigador do ICS (Instituto de Ciências Sociais), o tempo que falta para a eleição, incluindo toda a campanha eleitoral, ainda pode mudar estas intenções, bem como o facto de 30% dos inquiridos para esta sondagem terem respondido que não sabem em quem vão votar.

A sondagem resulta de entrevistas feitas a 604 inquiridos, entre os dias 26 e 30 de Agosto e tem uma margem de erro de cerca de 4%, com um nível de confiança de 95%. 

Sugerir correcção
Ler 17 comentários