Exposição no Portugal dos Pequenitos revela quartos de crianças antes e durante pandemia

Mostra integra a terceira edição do projecto “Criar com Escolas”, do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos.

Foto
Exposição está patente no pavilhão de Angola do Portugal dos Pequenitos até 31 de Outubro MANUEL ROBERTO \ Arquivo

A exposição “O meu quarto, a minha fronteira”, que abre nesta sexta-feira no Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, revela mais de 100 trabalhos de 550 crianças que mostram o quarto antes e durante a pandemia de covid-19.

“Nesta exposição, os alunos do pré-escolar, do ensino básico e educação especial representam o seu quarto, antes da pandemia, com os objectos tradicionais, como cama, mesa e brinquedos, e na pandemia, quando privados do mundo exterior, expressam-se, inserindo no quarto objectos externos, nomeadamente os alusivos à natureza, como plantas e animais”, refere uma nota de imprensa da Fundação Bissaya Barreto, proprietária do espaço.

Segundo a mesma nota, “a mostra conta com 111 trabalhos, realizados por 550 alunos de 13 escolas, de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Soure, Avelar e Figueiró dos Vinhos, e é acompanhada de catálogo, com registo de todos os trabalhos apresentados, e do Diário de Bordo, desenvolvido ao longo do trabalho”.

A exposição integra a 3.ª edição do projecto “Criar com Escolas”, do Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos, desenvolvido nos anos lectivos 2019/2020 e 2020/2021 e vai estar patente até 31 de Outubro, no pavilhão de Angola do Portugal dos Pequenitos. A entrada está incluída no valor do bilhete do parque-jardim.

Citado na nota de imprensa, o responsável pelo Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos, Pedro Proença, destaca “as diferenças que se observam no conceito de quarto durante a duração do projecto, visíveis nos trabalhos realizados antes e durante a pandemia”.

A mostra é inaugurada às 17h30 de sexta-feira, estando as visitas disponíveis a partir dessa hora.

O Portugal dos Pequenitos está aberto diariamente das 10h às 19h até 15 de Outubro, passando no dia seguinte a ter o horário das 10h às 17h. Este parque lúdico-pedagógico foi inaugurado a 8 de Junho de 1940. Tem representado em escala reduzida o património arquitectónico de Portugal e apresenta vários pavilhões temáticos.

Sugerir correcção
Comentar