Japão abandona organização do Mundial de clubes de 2021

Impacto da covid-19 levou as autoridades nipónicas a recuarem. FIFA procura alternativas.

Foto
Reuters/IBRAHEEM AL OMARI

O Japão retirou-se da organização do Mundial de clubes de futebol, agendado para Dezembro deste ano, devido à pandemia da covid-19, anunciou a federação nipónica (JFA), depois de transmitir a decisão à FIFA.

“O Campeonato do Mundo de clubes da FIFA não será realizado no Japão. Seria parte do projecto comemorativo do 100.º aniversário da JFA, mas neste momento é difícil prever como estará a situação da pandemia no final do ano. Existem várias restrições, como por exemplo a impossibilidade de ter público nos estádios, por isso foi decidido que não existem condições para a sua realização”, lê-se num comunicado do organismo.

A JFA acrescentou que a FIFA foi informada da decisão, depois de um encontro entre os dois organismos. “Sabemos que a FIFA anunciará brevemente locais alternativos para a organização da competição”, conclui o comunicado.

A FIFA já se pronunciou entretanto, confirmando o abandono do Japão e prometendo novidades sobre a nova sede da competição para breve. O Mundial de clubes estava agendado para o período entre 9 e 19 de Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar