Fisco não esclarece se vai devolver ISV pago em excesso nos carros importados

Decisão do Tribunal de Justiça Europeu está “desactualizada” face à lei nacional, diz Ministério das Finanças. Se tribunais assumirem prazo alargado para impugnação, fisco pode ter de devolver parte do valor cobrado a milhares de contribuintes.

Foto
Diogo Ventura

Está "desactualizada face à lei portuguesa em vigor”. É esta a reacção do Ministério das Finanças (MF) relativamente à decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), proferida esta quinta-feira, declarando o incumprimento de Portugal na aplicação do imposto sobre veículos (ISV) usados importados de outro Estado-membro. Sobre o que milhares de contribuintes querem de saber, especificamente se o Estado vai devolver o imposto cobrado indevidamente desde 2017, o Ministério tutelado por João Leão nada diz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários