Ilhas do grupo central dos Açores sob aviso amarelo devido a chuva intensa e ventos fortes

Vento poderá atingir rajadas máximas de 85 a 100 km/h e a altura das ondas pode atingir 6 a 7 metros.

Foto
A Protecção Civil pede aos habitantes para se protegerem Rui Soares - Colaborador

As ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores estão sob aviso amarelo até às 10h00 de quinta-feira, devido à previsão de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada”, divulgou hoje a Protecção Civil.

O aviso amarelo do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores surge na sequência do alerta emitido pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera que previa precipitação por vezes forte, com eventual trovoada, entre as 20h00 de hoje e as 10h00 de terça-feira para o grupo central dos Açores — Terceira, Faial, São Jorge e Graciosa.

Segundo a previsão, o vento poderá atingir rajadas máximas de 85 a 100 quilómetros/hora e a precipitação pode chegar a entre 10 a 20 mm de chuva/hora.

Em relação à agitação marítima, a altura das ondas pode atingir 6 a 7 metros.

Face à situação meteorológica de precipitação e ventos fortes, os serviços de protecção civil e bombeiros recomendam como medidas de autoprotecção, entre outras, que sejam consolidados telhados, portas e janelas e mantidos limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes às residências.

Recomenda-se ainda que sejam guardados os objectos soltos do jardim e o caixote do lixo ou outros que possam ser projectados pelo vento e se abriguem os animais, particularmente os domésticos.

Dentro de casa, a protecção civil recomenda que se escolha um local seguro, afastado de portas e janelas, procurando não potenciar o risco, e que contactem as autoridades caso verifiquem se existem infiltrações, barulhos estranhos ou fendas nas paredes.

Entre outras medidas, a protecção civil pede que não se circule sem necessidade, pois pode atrapalhar a circulação das forças de segurança e colocar em risco a segurança pessoal, nomeadamente, caindo em buracos ocultados por lençóis de água.

Outra das recomendações é a de que se ligue o rádio, com atenção às recomendações difundidas, e não se contribua para a divulgação de boatos, para além de seguir sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes.

Sugerir correcção
Comentar