Inundações no nordeste dos Estados Unidos já fizeram pelo menos 43 mortos

Mayor de Nova Iorque diz ser um “evento climático histórico com chuvas recorde em toda a cidade, inundações brutais e condições de estrada perigosas”. Estado de New Jersey também declarou estado de emergência.

Chuvas fortes causaram inundações significativas em Nova Iorque
Fotogaleria
Chuvas fortes causaram inundações significativas em Nova Iorque JUSTIN LANE/EPA
nova-iorque,inundacoes,mau-tempo,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Várias pessoas andam nas ruas inundadas e sob a chuva forte em Nova Iorque JUSTIN LANE/EPA
nova-iorque,inundacoes,mau-tempo,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Vários carros ficaram presos nas ruas inundadas na área de Queens, em Nova Iorque JUSTIN LANE/EPA

Nova Iorque e New Jersey declararam na noite de quarta-feira o estado de emergência após a região Nordeste dos Estados Unidos ter registado fortes ventos e chuvas, e até tornados ainda associados ao furacão Ida, que causaram inundações significativas. Pelo menos quatro pessoas morreram no estado de New Jersey e 12 morreram em Nova Iorque. No total, pelo menos 43 morreram no nordeste dos Estados Unidos, de Maryland a Nova Iorque, entre a noite de quarta-feira e a tarde desta quinta-feira.

Na cidade de Nova Iorque, a circulação do metropolitano foi suspensa e centenas de voos dos aeroportos de Newark, LaGuardia e JFK foram cancelados. Muitas das vítimas terão ficado presas em caves inundadas, de acordo com as autoridades. Em New Jersey, quatro pessoas foram encontradas mortas num prédio na cidade de Elizabeth.

“Estamos a viver um evento climático histórico com chuvas recorde em toda a cidade, inundações brutais e condições de estrada perigosas”, afirmou o mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, em declarações aos media.

Tanto de Blasio como a governadora do estado de Nova Iorque, Kathy Hochul, salientaram que as fortes chuvas deixaram a região numa “situação terrível”. Segundo o serviço meteorológico norte-americano (NWS), foi registado um recorde absoluto de 80 milímetros de chuva numa hora (mm/h) em Central Park. Nas classificações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os aguaceiros são considerados violentos (a classificação mais grave) com valores acima dos 50 mm/h.

“Tomámos todas as precauções necessárias e mobilizámos os nossos recursos para que estivéssemos preparados no terreno, mas a “mãe natureza” faz o que quiser, e esta noite ela ficou muito zangada”, disse Hochul à CNN.

De Blasio chegou ao ponto de proibir o tráfego rodoviário em Nova Iorque até às 5 horas (10 horas em Lisboa), após o Serviço de Meteorologia Nacional em Nova Iorque ter indicado ter recebido “muitas informações de salvamentos e motoristas presos pela água”.

Segundo a NBC, sete pessoas morreram em Nova Iorque, incluindo uma criança de dois anos. A imprensa local noticiou que as pessoas ficaram presas nas suas caves à medida que a tempestade forçava a subida da água.

Phil Murphy, o governador do estado vizinho de New Jersey, também declarou o estado de emergência. Pelo menos duas pessoas morreram devido à tempestade. Uma das vítimas morreu na sequência das inundações na cidade de Passaic.

Murphy escreveu no Twitter que tinham sido reportados 81.740 cortes de electricidade na noite de quarta-feira. O Aeroporto Internacional de Newark cancelou todos os voos e o serviço ferroviário da região suspendeu quase todos os serviços.

A Sul do Estado, foi registado um “grande e extremamente perigoso” tornado, que destruir várias habitações. Em dois vídeos, viam-se detritos a rodopiar no tornado. Também no estado de Pensilvânia foram avistados tornados, segundo imagens das redes sociais.

Notícia actualizada com o novo número de mortes avançado pelas autoridades.

Sugerir correcção
Comentar