Portugal com 1565 casos de covid-19, número mais baixo desde Junho durante a semana

Há mais doentes internados, mas número de pacientes em cuidados intensivos diminuiu.

Foto
Manuel Roberto

Há mais de dois meses que Portugal não registava um número tão baixo de infecções a um dia de semana. O boletim diário divulgado à segunda-feira – que contém os números de novos casos apurados ao domingo – é, tradicionalmente, o que contém a figura mais baixa no que diz respeito ao número de infecções. O país registou, na terça-feira, 1565 novos casos de covid-19 e 14 mortes provocadas pela infecção, de acordo com os dados divulgados no boletim epidemiológico desta quarta-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

A última vez que Portugal tinha registado um número tão baixo de infecções, sem ser em dias de fim-de-semana, foi no dia 22 de Junho – números relativos ao boletim do dia 23, onde foram detectados 1497 novos casos. 

Desde o início da pandemia, Portugal conta 1.039.492 infecções e 17.757 óbitos atribuídos ao novo coronavírus.

O número de internamentos aumentou face aos dados divulgados na terça-feira: há 681 pacientes a receberem tratamento hospitalar para ultrapassarem a infecção, mais quatro do que na segunda-feira. Nos cuidados intensivos, o número de doentes diminuiu: há 131 pessoas nestas unidades, menos cinco do que no último relatório diário.

Dos 14 óbitos registados na terça-feira, cinco foram em pessoas com 80 ou mais anos de idade, a faixa etária mais avançada considerada neste boletim diário. Duas mortes ocorreram em pessoas com idade compreendida entre os 70 e os 79 anos, quatro entre os 60 e os 69 anos e três na faixa etária imediatamente anterior, a de pessoas entre os 50 e os 59 anos. Abaixo dos 50 anos, não se registou qualquer morte provocada pelo vírus, esta terça-feira, no país.

A incidência e o índice de transmissibilidade – conhecido por R(t) – foram actualizados esta quarta-feira. No segundo indicador, não houve alterações: o índice de transmissibilidade manteve-se nos 0,98 a nível nacional e nos 0,99 em Portugal continental.

Na incidência, a tendência foi de subida: o país tem agora 303,5 casos de covid-19 por 100 mil habitantes a nível nacional, valor que sobe para os 310,2 casos se retirarmos da equação as regiões autónomas e focarmos a análise apenas em Portugal continental.

Se olharmos para a matriz de risco – anunciada pelo Governo em Março como “semáforo” do desconfinamento no país – podemos ver que Portugal permanece na “zona laranja”. 

Há menos 814 casos activos de infecção no país, num total de 43.273.

Foram dadas como recuperadas pelas autoridades de saúde mais 2365 pessoas, elevando este número para 978.462 desde o início da pandemia.

Sob vigilância estão agora 44.712 contactos, menos 218 do que na última actualização dos dados diários da pandemia. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários